Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Unidade 4: atividade 3: Socializando uma experiencia com projeto em sala de aula

A tecnologia pode ter um papel importante nas unidades com trabalho com projeto. O uso da tecnologia aprimora a experiência de aprendizado e permite que os alunos criem vínculos com o mundo exterior. Ela oferece aos alunos um lugar onde encontrar recursos e criar produtos do trabalho. A boa gestão da tecnologia disponível durante os projetos requer planejamento e organização. Os alunos navegaram pelo site de Artes na sala de aula, escolhendo seus desenhos animados favoritos. Para tanto era necessário que eles tivessem respeito pelo colega, já que a escola possui apenas 10 máquinas; então precisava ter respeito e cuidado ao se dirigir um ao outro. Existiam propostas de inclusão às tecnologias da informação e comunicação que enfatizam atividades contextualizadas e significativas que, além do acesso à informação, propiciam às pessoas com necessidades especiais, idosas, de baixa escolaridade, com limitações físicas ou mentais tornarem-se sujeitos e produtores de conhecimento.

Unidade 4: atividade 2: Possibilidades de contribuições das tecnologias

A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.

O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.

O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento.

Unidade 4: atividade 1: Pensando sobre mudanças

Debate em grupo sobre as mudanças tecnológicas.