Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Unidade 4: atividade 4.4: Experiências com a integração de tecnologias ao currículo

É importante destacar que vários conceitos e atitudes não previstas inicialmente nos projetos e que podem ser explicitados pelos próprios alunos, tais como o desejo de se registrar permanentemente termos pesquisados com a criação de um dicionário e a própria motivação pela pesquisa contínua com o objetivo de ampliar esse dicionário. Bem como as habilidades necessárias no uso dos diversos recursos digitais para a construção e/ou produção dos seus trabalhos. Com a abrangência de cada tema apresentado pela professora, as demais disciplinas curriculares podem e devem ser contempladas: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História. O uso das tecnologias é fundamental para o desenvolvimento de um projeto pela sua mobilidade, facilidade de acesso, elaboração, digitação, arquivamento do produto final, além da possibilidade de prorrogação do projeto por causa das novas possibilidades de aprofundamento das novas idéias que surgem. A inovação constante dos conteúdos e das atividades propostas nos laboratórios nos leva sempre a colocar a criatividade em prática ampliar conhecimento de mundo através de pesquisas, interação entre professor/alunos/máquina. Realizar novas descobertas nessa área é fundamental. Professores podem acompanhar essas novas experiências, contagiando a escola toda. Abrir o L.I. para inclusão de pais e funcionários também acarreta bons resultados, oferecendo satisfação a comunidade escolar. Nossos laboratórios apesar de toda inovação, não é visto como uma atividade dentro do currículo escolar, mas sim como complemento de atividades de sala. Precisamos modificar esse pensamento utilizando novas tecnologias para análise de conteúdos que nos é apresentado de forma riquíssima para que o aluno utilize o recurso como aprendizagem, motivação e concentração nas aulas. Transformou o recurso para obter um objetivo diferenciado para o qual geralmente é utilizado. (ensaiar músicas, canto, dança, etc).