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terça-feira, 25 de agosto de 2009

Unidade 4: atividade 7: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

O currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura. Com este objetivo, várias escolas brasileiras têm elaborado formas de organização do ensino que privilegiam conhecimentos da pedagogia contemporânea para oportunizar a todos o acesso ao conhecimento. Entre estas contribuições encontramos: a importância de trazer para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, a aplicação do conhecimento aos problemas que a aluna ou o aluno precisam enfrentar em seu dia-a-dia. Junto a esta perspectiva, encontramos também a possibilidade de libertar a escola do cumprimento de uma lista de conteúdos previamente estipulados e, propondo aprendizados fundamentais em um determinado número de anos (além do ano letivo), ir desenvolvendo métodos de acompanhamento das aprendizagens que atendam ao contexto de desenvolvimento que cada aluno apresenta. Inseridos na dinâmica do processo de profundas transformações sociais, características da pós-modernidade, somos convocados pela necessidade de repensar as mudanças na educação, bem como a imprescindível atualização da formação docente para integrar as tecnologias ao currículo escolar. O objetivo é refletir sobre essa integração, a partir da metodologia de estudo de caso que consistirá na análise do programa de formação continuada dos professores e tutores a distância. Nesse contexto, buscam-se pistas de sua repercussão na interação com os alunos, apontando os indicadores de mudanças na prática dos professores, mediadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, desenvolvido e usado.

Unidade 4: atividade 6: Desenvolvimento de projetos de trabalhos em sala de aula com integração de tecnologias ao curriculo

É de fundamental importância que o conhecimento seja construído em conjunto com o aluno. Para tanto, deve-se utilizar ao máximo atividades práticas que envolvam o estudante e despertem seu senso de responsabilidade. Para que isso acontecesse de forma que o aluno ficasse motivado, foram utilizados recursos tecnológicos que possibilitaram uma boa sensibilização, o que propiciou o envolvimento e a motivação dos participantes, garantindo o sucesso do projeto. Utilizamos filmes, documentários, fotos, internet e uma série de outros recursos à medida que o projeto ia despertando o interesse dos envolvidos. Para tantos problemas advindos da geração descontrolada de resíduos sólidos (lixo), existe uma forma simples e eficiente para destinar de modo correto, principalmente o lixo considerado comum, ou seja, o lixo domiciliar e escolar. Isso é destinar o mesmo para o processo de reciclagem e/ou reaproveitamento, o qual depende principalmente da implantação de programas de coleta seletiva. Devemos considerar que o lixo continua existindo mesmo depois que o jogamos na lixeira. Então partimos para as ações encontradas pelo grupo, situações que possibilitaram aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cercavam. Foram realizadas pelo grupo coletas seletivas, exposições, palestras e uma série de atividades relacionadas ao cooperativismo e a uma dimensão prática, que reconhece como necessária a mudança de hábitos de consumo e de comportamento frente à problemática do lixo. Os conteúdos trabalhados integraram-se ao currículo de todas as disciplinas, uma vez que a questão ambiental perpassa todos os assuntos. Segundo os PCN’s. Buscou-se, nas condições concretas de aprendizagem, contribuir para que os alunos percebessem e entendessem as consequências ambientais de suas ações nos locais onde estudam, brincam, enfim, onde vivem, considerando que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade. A proposta da coleta seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a sedimentação da consciência ambiental. A contribuição do uso das tecnologias e mídias neste projeto foi de fundamental importância, uma vez que sabemos que, quando utilizamos os recursos tecnológicos, estamos também tocando o aspecto emocional das pessoas envolvidas, quando fala sobre o fascínio exercido pela TV nas pessoas, e como esse fascínio poderia ser utilizado pela educação.

Unidade 4: atividade 5: Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao curriculo

Projeto: Lixo
Justificativa: Esse estudo é de suma importância para despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que servirão de instrumentos para enriquecer as aulas, facilitando assim, o processo ensino/aprendizagem. Objetivos: Despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de materiais didáticos alternativos além do tempo que ele leva para se desintegrar na natureza. Desenvolvimento: Levar a turma para o LI para praticar o conhecimento sobre o assunto e descobrir alguns dados sobre o assunto. Antevendo aprendizagem para na sala de aula aprofundar o assunto. http://www.cambito.com.br/games/lixo.swf Atividades Desenvolvidas: * Confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas. * Exposição dos trabalhos criados pelos alunos. * Implantação de um projeto piloto de coleta e separação do lixo no próprio Colégio. * Venda do lixo reciclado. * Realização de palestras com profissionais de instituições públicas e/ou privadas. * Realização de um ecodesfile com roupas de sucatas confeccionadas pelos alunos. * Promoção de mini-concursos, como por exemplo, a escolha do (a) melhor: mascote, livreto, frases, teatro, tele-jornal, objetos de sucata, entre outros. * Organização de um livro de receitas. * Confecção de adesivos para divulgação da importância de se reciclar o lixo, usando o mascote e a frase criadas pelos próprios alunos. * Organização de um livro com histórias sobre o lixo. Avaliação: Participação e desenvolvimento dos alunos na area.