Pesquisar este blog
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
unidade3_Atividade 3_4
Atividade 3.4: Planejando uma atividade usando mídias digitais
Atividades significativas e prazerosas são realizadas quando professores e alunos desenvolvem as suas aulas pensando em uma maneira de socializar o que desenvolveram e aprenderam com a atividade diferenciada utilizando novos recursos.
Um ótimo recurso é o vídeo, ferramenta que hoje está em qualquer máquina digital e que pode ser publicado na internet. È um recurso que tem uma relação direta com a televisão e que pode ser vinculado, imperceptivelmente, ao entretenimento, passando a ser prazeroso fazê-lo. Além de tudo isso, ao ser desenvolvido com os alunos desenvolve neles competências e práticas diferentes das convencionais.
Visitando o Blog http://www-job-video-br.blogspot.com/ encontramos vários vídeos educativos que podemos assistir.
Depois de assistir 1 - TV Job - Assista Agora - Bode Rei - Cabra Rainha - Destaque do Blog ao curta realizaremos uma pequena interpretação oral e após, escrita; a partir daí, podemos realizar a ilustração personalizada da animação.
Uma pesquisa sobre outros personagens que poderiam participar da animação.
unidade3_ativ3_2_leane
Atividade 3.1
Conhecendo alguns repositórios de material digital
Alguns recursos no portal do professor no link recursos educacionais, além destes link’s abaixo, localizados na web.
http://video-e-filme.blogspot.com/2007/10/videos-de-crianca.html
http://www.terra.com.br/criancas/videos.htm
http://caudalonga.com/videos-de-criancas-cantando.html
http://iguinho.ig.com.br/balaomagico_gravacoes.html
http://meumundoenadamaisevellyn.wordpress.com/2008/03/19/videos-sobre-criancas/
http://guiadobebe.uol.com.br/bb2a3/aprendendo_com_os_videos_educativos.htm
musica.terra.com.br
letras.kboing.com.br/
www.jesusvoltara.com.br/videos/index1.htm
http://www.fae.unicamp.br/etd/comments.php?op=view&id=221&cid=367
http://www.wifilivre.com.br/listing.php?id=12
http://www.sobresites.com/te/midia.htm
http://www.lixofilmes.com.br/filmes/infantis.html
http://www.fotosearch.com.br/video-filme/crian%C3%A7as.html
http://www.portalvideokids.com.br/
http://criancas.uol.com.br/videos/
http://www.desenhosparacriancas.com.br/
Unidade 3 ativ3_1saltos_no_tempo
Unidade 3:
Atividade 3.1
Reflexão sobre “opasso”:
A sociedade nos últimos tempos tem vivenciado profundas mudanças, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico, saímos da era industrial e entramos na era da informação e conhecimento.
É necessário entendermos que informação sem conhecimento quase não tem valor. Por exemplo, de que adianta um excelente livro se o aluno não tem os devidos conhecimentos para ler e interpretar, e mais ainda para dar seguimento às informações contidas objetivando a construção de novos conhecimentos? E para estar inserido nessa nova sociedade é necessário também que estejamos engajados no uso das tecnologias de informação e comunicação, em especial a internet, que por ser um ambiente multimídia, aberto, permite uma comunicação horizontal.
Então trabalhar com várias atividades, em grupo, despertando os alunos para o senso de responsabilidade, além da curiosidade sobre infinitos assuntos. Este é um termo válido para o trabalho com tecnologias na escola, principalmente em laboratórios de informática que abrigam uma gama imensa de atividades.
O Laboratório de Informática possui vários projetos :
Capacitar alunos e professores;
Trabalhos de pesquisa e atualizações;
Preparar e montar juntamente com os alunos o jornal da escola;
Trabalhar histórias em quadrinhos;
Dar suporte aos eventos da escola e apresentações dos professores;
Auxiliar os professores como ferramenta pedagógica;