Aspectos relacionados a Tecnologias na educação
É necessário que o seu uso não torne o trabalho do professor mais difícil, ofereça flexibilidade pedagógica (a tecnologia deve apoiar as várias formas que um professor usa para ensinar) e estar acessível (o professor tem que ter acesso à tecnologia dentro e fora da sala de aula).
As tecnologias tem sido inseridas no contexto escolar, porém, muitas vezes, apenas como mais uma ferramenta, sem nenhuma mudança pedagógica, o que se torna, na minha concepção em simplesmente uma reprodução de um modelo antigo com uma nova roupagem.
De acordo com especialistas em educação é preciso, sim, equipar as escolas, mas o primordial é capacitar os professores para que façam o melhor uso das ferramentas.
Por exemplo: a ferramenta como o Google Earth nas aulas pode fazer com que o aluno compreenda melhor os conteúdos de Geografia. No entanto, muitos alunos pensam que o Laboratório de Informática na escola, é uma Lan House, para jogos e diversões.
Para mudar esta mentalidade é necessário um trabalho do professor que está com a turma, mostrando a eles, que os equipamentos do Laboratório são pedagógicos.
Os professores querem usar internet e tecnologia como apoio nas suas aulas, mas sem saber como fazer para implementar os recursos e organizar o seu plano de ensino.
Usar de maneira eficiente uma ferramenta de busca: o google. Nessa ferramenta, se bem utilizada podemos encontrar excelentes atividades. Na busca avançada, pode-se filtrar as informações e ter resultados expressivos para boas aulas.
Saber como funcionam Blogs e Wikis: neles há uma vasta fonte de informações e idéias dadas por professores e pesquisadores;
O próprio sistema já nos propõe, o Open Office, BrOffice, Office, nos oferece ferramentas de texto, gráfico, tabelas, slides, fotos e figuras, entre outros. O professor precisa apenas ter o tempo e boa vontade de ir até o Laboratório, planejar, arquitetar e montar sua atividade a seu bel-prazer.
Profª Leane Spies – EMEB. Menino Jesus
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