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quarta-feira, 10 de junho de 2009

Atividade 7 da unidade l - Pesquisando sobre Projetos educativos e pedagógicos

Pesquisando sobre Projetos educativos e pedagógicos Trabalho realizado com alunos do 2º ano B e C, no ano de 2008. Escola Municipal de Educação Básica Menino Jesus. PROJETO DE LEITURA Autoria: Maria de Jesus de Sá. Ajudando na compreensão de leitura e entendimento de textos, é o papel fundamental da professora alfabetizadora। A professora nesse momento é ouvinte e contribui com a prática de leitura de seus alunos. Essa prática exige uma ação reflexiva e dá espaço a múltiplas interpretações da realidade percebida por cada criança que lê As crianças sentem prazer Em demonstrar seu entusiasmo e gosto Pela leitura. “Com esse projeto pude perceber a desenvoltura das crianças com os livros.” *Com a leitura espontânea as crianças têm a possibilidade de descobrir suas habilidades textuais escrevendo melhor e adquirindo condições de boas interpretações melhorando seu rendimento na aprendizagem। PROFESSORA MARIA DE JESUS Ter acesso a um bom livro é dispor á criança uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. CRIANÇAS QUE LÊEM Lêem quase como canto de pássaro. *Justificativa Esse projeto cuja temática fascina crianças, pois, trata de considerá-las leitoras, estimulando aos alunos a ler os textos buscando significados e diferenciando os gêneros com intuito de levantar hipótese sobre o texto a ser lido. Em outras palavras, o conhecimento lingüístico, textual e o conhecimento do mundo devem ser ativados durante a leitura para poder chegar ao momento da compreensão. Sendo assim é muito importante a intervenção do professor nesse processo. Estimulando, orientando e ampliando essa prática que é uma estratégia de leitura incorporada pelo bom leitor no seu processo de dar sentido ao que vê,ouve ou lê. “Crianças são como borboletas em flores.” Viajam No tempo E procura as melhores Imagens para contar Suas histórias. Objetivos। - Desenvolver o gosto pela leitura. - Valorizar os autores do texto. - Perceber as características de um texto. - Localizar informações gerais no texto. - Apreender o sentido global do texto lido. - Identificar a sequência de fatos dentro de uma história lida * METODOLOGIA Esse projeto deverá respeitar as possibilidades de cada criança com suas características próprias pelo sistema de língua escrita que é o papel fundamental e eminentemente social de cada um. Acredita-se que a leitura contribui permanentemente para um bom desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. E com esse intuito propus a execução desse projeto onde desenvolverá as capacidades tanto afetiva quanto cognitiva, pois , as crianças trabalharão em grupos e isso faz com que o processo de construção do conhecimento flua com mais facilidade. Nesse ínterim foi proporcionado aos alunos um ambiente rico em leitura com diversos livros os quais os alunos puderam escolher á vontade o que lê. Também são escolhidos os dias em que as crianças ficarão disponíveis para leitura e discussão entre eles, sobre o que leram e o que gostaram. Enquanto os alunos se deliciam com as leituras a professora (EU) fica fazendo comentários com um ou outro aluno sobre o que está sendo lido fazendo algumas fotos para arquivar no projeto e incentivando os alunos para que se aperfeiçoe mais observando cada livro que lê. Como diz Ângela Kleiman “o ensino deveria estar ligado ao enriquecimento da criança e não uma mera burocracia á procura de palavras num dicionário.” Professora Maria de Jesus livro demonstrativo ALUNOS DESCOBRINDO O PRAZER DA LEITURA। Ensinar a ler vai muito além de ensinar a decodificar. O desafio é “Ler com prazer.” Professora: Maria de Jesus A prática de leitura são estratégias que se usa para que as crianças tenham um bom desempenho como leitores. E favorece o enriquecimento do conhecimento textual. Alunos que compreendem o verdadeiro sentido da leitura. O sorriso de satisfação por saber que desenvolvi um trabalho cheio de estratégias, sabedoria e conhecimento. Crianças que produzem textos com segurança no que leu e aprendeu. Considerações sobre o projeto As estratégias de leitura precisam ser desenvolvidas para que ocorra o processo cognitivo na mente do leitor Selecionando ,antecipando ,fazendo deduções antes e durante a leitura, tirando conclusões sobre o sentido do texto, auto – avaliando e corrigindo suas hipóteses. Segundo Antunes,( 2003) “o aluno, antes de qualquer coisa,deveria estar convencido das vantagens de saber ler e de poder ler।” REFERÊNCIAS. Antunes, Irandré.aulas de português-encontro &interação.São Paulo,parábola editorial, 2003. *Kleiman ,Angela. Oficina de leitura-teoria e prática 4ª ed.São Paulo,Martins fontes ,1992. O trabalho com projetos em sala de aula tem como um de seus principais objetivos, proporcionarem aos alunos a aprendizagem significativa. Trabalhar com projetos favorece, em muitos aspectos, uma nova perspectiva do mundo, da educação e da escola. No trabalho por projetos o aluno é mais protagonista, não é um receptor passivo das aulas dadas pelo professor. Os alunos podem participar ou mesmo serem os principais agentes: - da escolha dos temas e objetivos dos projetos - da elaboração da proposta ou plano do projeto - do planejamento das atividades - da realização das atividades - da avaliação de resultados e do processo - do registro de todo o processo - da disseminação dos resultados Quanto mais os alunos estiverem à frente das atividades, maior a sua aprendizagem, o desenvolvimento de competências e habilidades. O educador não perde o seu papel, mas este fica modificado. Quando os projetos envolvem o uso de novas tecnologias, essa mudança de relações é ainda mais acentuada, pois as crianças e os jovens têm maior facilidade para incorporar essas tecnologias em seu cotidiano. Melhora a qualidade da educação. Todos os professores que trabalham projetos obtêm seus resultados de maneira que podem comemorar tais resultados. Todos trabalham em prol do projeto, do tema escolhido. A utilização de tecnologias para realizar os projetos está cada dia mais freqüente: fotos, imagens, vídeos, músicas, internet, entre outros. Os alunos se dedicam a realizar o trabalho de acordo com o planejamento realizado com a professora. O ensino tradicional, em geral, não se presta para essa aquisição de competências. Para isso, é necessário que o educando tenha contato com situações reais e busque a solução de problemas mobilizando os conhecimentos que já tem e buscando aqueles que lhe faltam. Essa é uma característica dos projetos de aprendizagem. As situações reais que são objeto dos projetos envolvem, com freqüência , questões sociais. Com isso, os projetos facilmente contribuem também para o desenvolvimento da cidadania, envolvendo atuações concretas em colaboração com as comunidades e o posicionamento crítico dos alunos. Para isso é necessária também a fundamentação teórica, que fica, assim, estimulada. A contextualização é outra característica intrínseca do trabalho por projetos, uma vez que se parte da realidade, seja ela local, nacional, ou internacional. Os projetos trazem também, espontaneamente, uma abordagem interdisciplinar. Esses fatores, além de serem motivadores da aprendizagem, fazem com que esta tenha maior significado, superando o ensino livresco e carente de sentido que muitas vezes caracteriza as escolas. Projeto escrito e aplicado pela Professora Especilista Maria de Sá da EMEB Menino Jesus

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