Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Atividade2.2 A - Unidade ll - Percepções ao Navegar por Hipertextos:

O hipertexto vem auxiliar o ser professor na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, sua característica é a forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos. O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O hipertexto surgiu, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens. O hipertexto permite ao professor/leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. O hipertexto constitui a base da Internet. Em outras palavras, ao acessarmos um site, por exemplo, escolhemos o caminho que desejamos seguir e, ao clicar o mouse em determinadas frases ou palavras, novos textos nos saltam aos olhos. Esta estrutura textual permite que o leitor, ao escolher a seqüência de leituras, seja co-autor do texto. Isso torna a pesquisa do navegador mais interessante e rica, dando novos rumos e novas informações sobre o assunto pesquisado.

Nenhum comentário: