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terça-feira, 25 de agosto de 2009

Unidade 4: atividade 7: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

O currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura. Com este objetivo, várias escolas brasileiras têm elaborado formas de organização do ensino que privilegiam conhecimentos da pedagogia contemporânea para oportunizar a todos o acesso ao conhecimento. Entre estas contribuições encontramos: a importância de trazer para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, a aplicação do conhecimento aos problemas que a aluna ou o aluno precisam enfrentar em seu dia-a-dia. Junto a esta perspectiva, encontramos também a possibilidade de libertar a escola do cumprimento de uma lista de conteúdos previamente estipulados e, propondo aprendizados fundamentais em um determinado número de anos (além do ano letivo), ir desenvolvendo métodos de acompanhamento das aprendizagens que atendam ao contexto de desenvolvimento que cada aluno apresenta. Inseridos na dinâmica do processo de profundas transformações sociais, características da pós-modernidade, somos convocados pela necessidade de repensar as mudanças na educação, bem como a imprescindível atualização da formação docente para integrar as tecnologias ao currículo escolar. O objetivo é refletir sobre essa integração, a partir da metodologia de estudo de caso que consistirá na análise do programa de formação continuada dos professores e tutores a distância. Nesse contexto, buscam-se pistas de sua repercussão na interação com os alunos, apontando os indicadores de mudanças na prática dos professores, mediadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, desenvolvido e usado.

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